Caminhos da Italia Puglia Real Time Analytics
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Sabores da Puglia

 

Cavatelli

Favorecida por sua terra generosa, das riquezas dos mares e de uma história cultural milenar, a Puglia vem conquistando o primeiro lugar na gastronomia italiana. A base da culinária desta região é a massa: “Cavatelli” e “Orechiette”, quase sempre acompanhadas com verduras.




Capriata

Entre os primeiros pratos, merece ressaltar a famosíssima “Capriata” – purê de fava com chicórias fervidas, que lembra antigos laços com outros países do Mediterrâneo. Protagonistas da culinária pugliese são as verduras que misturadas com o arroz, mexilhão, cogumelo ou interiores, compõe a “Tiella”. Ótimas são as ostras e os frutos do mar. Conhecidos e apreciados são os queijos como o “Caciocavallo Podoliso”.

 



Altamura


Pães famosos são os de Altamura e Murge. Também apreciados, os “Griselle” e os “Taralli” – doces com mel, amêndoas e ricota. Merecida citação particular para o azeite, que na Puglia vem produzido em grande quantidade.




Primitivo


Também abundante a produção do vinho, que assumiu uma alta personalidade. Destacamos o tinto Primitivo, e outros produzidos à base de uvas negromaro e malvasia.






Fonte: ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo

Sobrenomes italianos