Sabores de Trentino - Alto Adige
Trentino
A enogastronomia trentina varia desde a costa do Lago de Garda, rica em verduras e pescados temperados com o ótimo azeite extra virgem de oliva local, até os vales alpinos, com influências venezianas e altoatesinas, onde prevalecem os pratos de polentas; queijos “Vezzena” e “Puzzone di Moena”; salames defumados – e a rara mortadela “sanguinacci”; batatas e funghi. Os pratos típicos da região são as saladas de carne com feijão, o bacalhau com batatas e cebolas e os “strangolapreti di bietoli”, um tipo de nhoque com vários recheios diferentes. Mas a verdadeira riqueza são as frutas: maçãs, pêras, damascos, ameixas e frutas do bosque, que além de frescas, se transformam em ótimas marmeladas, tortas, doces em pedaços ou em caldas e o conhecido “strudel”.
Trentino também tem excelentes vinhos e de grande qualidade: os tintos e os Teroldego; os brancos com Paglierini; aromáticos com o Muller Thurgau, a Nosiola e o Traminer. Muito apreciada também é a Grappa.
Alto Adige
O território e a enogastronomia do Alto Adige tem um sabor da Áustria e da “Stube” – lugar onde se saboreiam pratos típicos acompanhados por execelentes vinhos. O prato principal desta região é o “Canerdeli” – grandes nhoques ao queijo e pão duro, servido com molho ou como guarnição. A estes, seguem pequenos “Spatzli” – pequenos nhoques fervidos e passados na manteiga. Excelentes quando acompanhados de carnes de caça.
Outras tipicidades são as sopas de cevada e o “gulasch” – “zuppe di orzo” e “di gulasch”. O salame típico é o “speck”. Linguiças defumadas são ótimas para acompanhar inúmeras variedades de pães: centeio, cereal e de cominho.
Entre os principais doces está o “strudel” de maçã, mas para as festas de final de ano se consome o “zelten”. Vale a pena provar as marmeladas de frutas do bosque, o mel, os destilados de frutas e a “grappa”.
Os vinhos brancos típicos, todos fortemente aromáticos, são o Gewurztramier, Sauvignon, Pinot Grigio e Chardonay. Entre os tintos se distinguem o Lagrein e a Schiava.
Fonte: ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo