Caminhos da Italia Refeições italianas Real Time Analytics
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Refeições italianas

 

Tanto o horário quanto a composição das refeições na Itália são muito diferentes das de outros países. O jantar, por exemplo, nunca é servido antes das oito da noite. São cinco as refeições na Itália, sendo duas principais (almoço e jantar) e três leves (café da manhã, lanche – antes do almoço e, especialmente para as crianças, o lanche da tarde) e cada um tem seu caráter particular. As principais refeições, especialmente o jantar, é um ponto de encontro (às vezes o único ) para todos os membros da família.

 
 

La colazione  - Café da manhã

la_colazione

 

 

 

 

 

 

 

 

É a primeira refeição do dia e, geralmente, é feito entre sete e oito horas da manhã. Tradicionalmente o café da manhã italiano é composto de uma bebida quente (café, leite ou chá), acompanhado por algo doce (biscoitos, pão, manteiga e geléia, croissants - frescos ou embalados). Muito popular também é o hábito de tomar café da manhã fora de casa, no bar, mas os ingredientes são quase idênticos.

 

 

Lo spuntino

Refeição feita antes do almoço – lanche rápido.

 

 

Il Pranzo – Almoço 

Il_Pranzo 

 

 

 

 

 

A hora do almoço é por volta da uma da tarde. Embora muitos italianos, forçados pelo horário de trabalho, façam uma refeição rápida (comem “i paninni “- sanduíches) o almoço é uma refeição tradicional. Quem geralmente almoça em casa, o primeiro prato é composto por uma massa, o segundo a base de carne, peixe ou ovos com acompanhamento de legumes, o terceiro é composto por uma salada (por ser digestiva) e o quarto por uma bandeja de queijos e para terminar toma-se um café. Em ocasiões especiais (aos domingos, por exemplo), após o café comem-se também doces, muitos deles feitos em casa, e sorvetes.

 

 

La merenda – Lanche da tarde

 La_merenda

 

 

 

 

 

O lanche da tarde é o momento mais esperado para as crianças. Por volta das cinco horas da tarde, na verdade, as crianças interrompem as brincadeiras para fazer um lanche (sanduíche, sorvete, etc). Um típico alimento italiano presente no lanche da tarde é a Nutella, creme de avelãs e chocolate, que é espalhado no pão ou come-se ainda pão com queijo e presunto.

 

La cena - Jantar

La_cena

 

 

 

 

 

 

O jantar é um momento muito importante na vida dos italianos. Todos os membros da família, no final de um dia de trabalho, se reúnem ao redor da mesa e, sem pressa, conversam e fazem a refeição principal do dia. Os pratos são os mesmos do almoço só em ocasiões especiais, normalmente são consumidas comidas leves no jantar: embutidos – presunto e salame, queijos, legumes e frutas.

O almoço e o jantar são sempre regados a pão e vinho

Sobrenomes italianos