Sabores do Piemonte
Um prato símbolo do Piemonte antigo, é o “Bagna Caoda” - molho quente em piemontês: molho a base de anchovas, alho e azeite, servido quente. Porém, a cozinha piemontesa, se por um lado conta com uma raiz histórica e popular, por outro se encontra relacionada com a corte dos Savoia e portanto, com uma experiência em uma cozinha nobre, que frequentemente tem recebido influências francesas.
Do ponto de vista dos produtos típicos, o Piemonte é uma verdadeira mina de variedades numéricas comparável com poucas áreas européias. Os mais famosos são os “Tartufo Bianco” - trufas brancas da cidade de Alba; os diversos queijos com denominação de origem controlada; a carne da raça bovina Piemontesa; os inumeráveis salames, como o “Salame d'asino ” e o “Cacciatorino” – pequeno salame crú.
A planície entre Casale, Novara e Vercelli, conta com a supremacia quanto ao arroz, com as variedades “Carnaroli”, “Baldo” e “Arborio”; enquanto que as colinas aos pés dos montes distinguem-se pelas avelãs.
É impossível esquecer os vinhos. As marcas são realmente diversas: o Barolo e o Barbaresco que abrem o caminho às séries de vinhos a base de nevolinos: Gattinara, Ghemme, Boca, Carema; depois o Barbera, vinho popular de extraordinária versatilidade que está entusiasmando os mercados internacionais; os vinhos brancos como o Gavi, L’Erbaluce e L’Arneis, ou até mesmo vinhos doces como o Moscato, a Malvasia, o Brachetto, o Asti, que depois do champagne, é o vinho mais vendido no mundo.
Fonte: ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo