Sabores da Calábria
A culinária calabresa é de origem antiga e muito nobre. Registra uma linha limite entre as grandes cozinhas meridionais, a napolitana e a siciliana. Complexa e bem sóbria, alterna pratos de origem do campo e outros do tipo marinho.
Entre os pratos característicos, encontramos o "Suffrittu" - miúdos de animias com tomates e pimentões, a "sagne chine" - lasanha recheada de carne de porco, ervilhas, mussarela e ovos cozidos; a "Tiella" - cogumelos e batatas; a "fogazza" - pizza fechada com vários recheios e depois a "mustica" - peixes pequenos, salgados, cobertos com pimenta malagueta, elemento base da cozinha calabresa, e conservados no azeite.
Merece ser citada a "liquirizia" - alcaçus, e por fim, os doces, em grande quantidade, a base de mel, amêndoas e figos secos, que ressaltam a tradição da Magna Grécia ou do Oriente. Nas docerias encontram-se os "Mostaccioli", "Cannoli", "Marzipan", o típico torrone gelado, além dos "fichi secchi" - figos secos, recheados e feitos de todos os modos e em Pizzo pode-se encontrar o famosíssimo "Tartufo di Pizzo".
A antiga sabedoria chega também nas cantinas, onde o vinho mais conhecido é o Cirò, que era oferecido aos vencedores dos jogos olímpicos na Grécia antiga. Recentemente surgiram outros tipos de vinhos, devido a novos frutos de antigos vinhedos, como os gregos e o magliocco.
Fonte: ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo