Caminhos da Italia Puglia Real Time Analytics
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Puglia

 

 

  Região Puglia

 

 

Se diz em Bari, capital da Puglia: “Se Paris tivesse o mar seria uma pequena Bari”.

 

Presunção, soberba ? Não, somente altivez, além de um destacado senso de humor. A altivez de viver em uma cidade impregnada de arte e história, de moderna capacidade empresarial e de cultura das raízes antigas. Tradicional ponte entre o mundo grego e o oriente médio, Bari conheceu sua “idade de ouro” durante a época medieval. A Catedral de São Nicolau (Basilica di San Nicola - Bari), com suas formas romanas, testemunham majestosamente aquele período. Traços de antigos laços com o mundo grego se encontram no Museu Arqueológico (Museo Archeologico di Santa Scolastica). A mistura de história e arte que caracteriza a Bari Monumental encontra-se em muitas zonas da Puglia, onde frequente são as catedrais construídas na época medieval, como : Brindisi, Andria, Barletta, Trani, Ruvo di Puglia, Lucera, Troia, Manfredonia, Otranto, Gallipoli.

 

De outra época, mas também preciosa e extraordinária é a arquitetura barroca em Lecce. 

 

Em Taranto, o Museu Arqueológico (Museo Archeologico Nazionale di Taranto – MArTA) recolhe material do passado. Alberobello, na Provincia de Bari, é a capital dos "Trulli", singolares arquiteturas em forma de cone que foram habitações desde a pré-história.

 

 Alberobello - Trulli

 

A natureza pugliese é bem exemplificada pelo extraordinário complexo de montanhas, floresta e mar que caracterizam o promontório do Gargano, na Província de Foggia. Otranto, na região de Salento, é o ponto mais oriental da península italiana. De origem grega, testemunhou os passos dos bizantinos e normandos e em 1480, a sangrenta invasão dos turcos.

 Salento - Puglia

 

Em seu antigo núcleo, se destacam a Basílica Bizantina de São Pedro (Chiesa di San Pietro - Otranto) e sua Catedral (séc.XI), exemplo imponente de arquitetura românica da Puglia.

Chiesa di San Pietro - Otranto 

 

Em seu interior sobrevive uma ilha linguística e culturalmente grega, que atesta que a região foi sempre uma ponte entre a Itália e o oriente. 

 

 

 

Símbolo

 

  

 

 

Cidades

 

Bari é a capital regional. Brindisi, Foggia, Lecce e Taranto são as capitais das respectivas províncias. 

 

Território

Essa região forma a parte mais oriental da península e tem uma longa costeira defronte dos mares Iônicos e Adriático. A Puglia é um território essencialmente plano, com grandes áreas áridas e terraços. 

A região elevada de Murgia e a costa apresentam impressionantes formações de Karst (grutas). A costa é essencialmente elevada, e o distrito de Gargano desce muito íngreme para o mar. Em outras áreas, ela é arenosa ou pedregosa, mas geralmente, é plana.

Castel del Monte - Puglia

 

Arte

 

Os monumentos megalíticos (Dolmens e Menhirs) são numerosos e interessantes. Canne della Battaglia e Ignazia são dois complexos arqueológicos. As relíquias romanas são dignas de visitas em toda região. A arte românica produziu magníficas obras arquitetônicas, tais como as catedrais de Bari, Trani, Barletta, Molfetta, Bitonto e Ruvo di Puglia. Interessantes e majestosos castelos no estilo bizantino-árabe do século XIII podem ser encontrados em Bari, Gioia del Colle, Lucera e Castel del Monte. O barroco atingiu grande esplendor e deixou alguns impressionantes exemplos, especialmente em Lecce

 

  

Museus 

  

Em Bari, turistas podem visitar o Palácio da Universidade (Palazzo Ateneo) e o importante Museu Arqueológico (Museo Archeologico di Santa Scolastica), contendo relíquias das idades da pedra e do bronze, urnas funerárias, cerâmicas e bronzes da necrópole. Lecce abriga um Museu Provincial (Museo Provinciale Sigismondo Castromediano), com esculturas e relíquias da arquitetura romana e o Museu de Artes e Tradições Folclóricas de Salento. Coleções de moedas, vasos e bronzes estão preservados no Museu Arqueológico Provincial de Brindisi. O Museu Nacional de Taranto é o mais importante, com relíquias históricas da Magna Grécia. Em Foggia, o Museu Cívico com sua secção pré-histórica que contém uma interessante epigrafia peleocristã, e a Pinacoteca, que abriga obras dos grandes mestres locais dos séculos XIX e XX, merecem ser visitados. 

 

 

A serem visitados

 

 

Área de Gargano e a costa de Brindisi até Santa Maria di Leuca; alberobello com suas moradias pré-históricas, os “trulli”.

 

 

Províncias: Foggia, Barletta-Andria-Trani, Bari, Brindisi, Taranto, Lecce

Sites relacionados: Regione Puglia

Assuntos relacionados: Associações italianas, Puglia - Arquivo de Estado, Puglia - Sabores da Itália

Fonte: ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo

 

Sobrenomes italianos