Caminhos da Italia Marche Real Time Analytics
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Marche

 

 Marche

 

Símbolo

 

 

É de conhecimento geral, que a Itália possui o patrimônio artístico-cultural maior do mundo. Seus bens culturais não estão localizados somente nos grandes centros de arte, mas estão espalhados em todo o território nacional, como em nenhum outro país.

Uma prova ? A região Marche. Uma região na qual a natureza rica e variada: o mar Adriático, da costa plana e arenosa interrompida por penhascos, a harmoniosa paisagem agrária das suas doces colinas; gruta fundas e misteriosas, áreas naturais protegidas, vem emoldurada das cidades, vilas, palácios, edifícios religiosos, quase nunca sem um arquitetura artística de grande relevância. Como exemplos, a Catedral de Ancona (Il Duomo di Ancona), capital da região e importante porto do Adriático e a Catedral de Pesaro (Il Duomo di Pesaro). Em Urbino, o Palácio Ducal (Il Palazzo Ducale) é o testemunho da grandiosidade do Renascimento.

Encontrar-se em Macerata, no verão, e não assistir a um espetáculo teatral musical no Sferisterio é um pecado imperdoável. Em Ascoli Piceno, as arquiteturas medievais e renascentistas; Chiesa di San Francesco, Loggia dei Mercanti, Piazza del Popolo, entre outras, chama a atenção dos visitantes, mesmo dos mais distraídos. Mas quase todos os centros marquegianos, também os menores, guardam verdadeiros tesouros de arte. Difícil mencionar alguns sem mencionar os outros. Temos que lembrar de Recanati, cidade natal do mais amado entre os poetas italianos de todos os tempos: o tenro, áspero, infeliz e sublime Giacomo Leopardi (1798-1837). Difícil não se emocionar ao visitar a casa onde viveu o poeta. Uma emoção que com outro sentido, o visitante sente ao entrar na Basilica della Santa Casa di Loreto, meta de pelegrinação.

 

Cidades

A capital regional é Ancona. Outras cidades importantes são: Ascoli Piceno, Pesaro, Urbino e Macerata.

 

Território

É essencialmente uma região montanhosa, defronte ao mar Adriático. A área montanhosa é escarpada, com vales estreitos, desfiladeiros profundos e inúmeros curso d'água, impetuosos e muitas vezes inacessíveis (Gorge de Furlo). A costa apresenta uma sucessão de colinas suaves e planícies cortadas por muitos rios.

 

Arte

Numerosas e importantes relíquias da era romana podem ser encontradas em Ascoli, Fano, Ancona, Fermo, Urbisaglia e perto de Macerata. Importantes exemplos de arquitetura românica com elementos bizantinos, podem ser vistos em áreas ao redor de Ancona e Ascoli. O estilo gótico está presente em Ascoli e TolentinoA região alcançou o seu mais alto esplendor durante a Renascença, graças à presença de importantes artistas locais, como Raffaelo e Bramante

 

Museus

Em Ancona, o Museo Archeologico Nazionale delle Marche, abriga uma interessante coleção arqueológica.O Museu Diocesano da Catedral, que abriga relíquias medievais e importantes pinturas (Ticiano, Lotto) na Pinacoteca Cívica. Uma rica exibição pictórica pode ser admirada na Pinacoteca Comunale di Ascoli. Em Pesaro, o Museu Cívico expões pinturas, cerâmicas da famosa Renascença "botteghe" (seminários de arte) e relíquias arqueológicas. Em Urbino, a Galeria Nacional de Marche tem a mais importante coleção da arte Marchegiana (Raffaello, Tiziano, Piero della Francesca); no Museu do Duomo "Albani", afrescos do século XIV, pinturas, cerâmicas e relíquias sacras podem ser admiradas; a casa onde nasceu Raffaello é interessante e merece uma visita. No Museu das Carruagens, raros espécimes de veículos antigos podem ser vistos.

 

A serem visitados

Urbino

Na costa marítima: Fano, a costa e a área panorâmica de Monte Conero. Há ainda o desfiladeiro de Furlo, Pesaro e Urbino, com suas lindas redondezas e panoramas. 

 

Províncias: Ancona, Ascoli Piceno, Fermo, Macerata, Pesaro e Urbino

Sites relacionados: Regione Marche

Assuntos relacionados: Associações italianas, Marche - Arquivo de Estado, Marche - Sabores da Itália, I musei delle Marche,Destinazione Marche

Fonte: ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo

 

Sobrenomes italianos