Caminhos da Italia Lombardia Real Time Analytics
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Lombardia

 

 

 

Símbolo

 

 

Cidades

A capital regional é Milão. Outras cidades importantes são: Bergamo, Brescia, Como, Varese, Sondrio, Pavia, Cremona e Mantova.

 

Território

A região ocupa a maior parte do Vale do Pò. Suas divisas ao norte são formadas pelos "Alpi Lepontini", "Alpi Retiche" e "Orobie". Inclui um distrito montanhoso contendo os principais lagos italianos, das margens orientais do Lago Maggiore aos Lagos de Varese, Iseo, Como, e a parte norte do Lago di Garda. Essa região é rica em recursos hídricos graças ao Rio Pò e seus afluentes. A mais rica, a mais desenvolvida e a mais populosa região da Itália. E justamente por isso, uma das mais surpreendentes e imprevisíveis para um turista que a visite sem muito conhecimento sobre o seu patrimônio histórico, monumental, artístico e naturalístico.

 

Arte

Milão, grande cidade da indústria e do comércio. Nessa cidade tudo é moderno e avançado: da inovação tecnológia à moda; da publicidade ao design, Milão é tendência. E também, sob o seu encorpado aspecto de metrópole moderna e dinâmica, totalmente projetada para o futuro, guarda extraordinários tesouros artísticos e arquitetônicos. O único problema é a dúvida da escolha: da Catedral, conhecida como Duomo (monumento mais importante do período gótico) ao Castelo Sforzesco (exposições de pintura, esculturas e artes aplicadas); do Teatro alla Scalla à Pinacoteca Ambrosiana; da Pinacoteca di Brera à Basilica di Sant' Ambrogio.

 

Museus

Camera degli sposi - Palazzo Ducale - Mantova

No Museo Poldi Pezzoli há uma riquíssima coleção particular de pinturas de grandes mestres, acessórios, objetos de arte e jóias antigas. Nas demais cidades da Lombardia são inúmeras as paisagens naturais: os lagos, os rios, as colinas, as termas, as montanhas, os parques, entre eles o "Parco nazionale dello Stelvio". Além dos monumentos e obras de arte de notável valor, encontrados nas cidades de Bergamo e a importante Accademia di Belle Arti di Carrara, Brescia com o seu Museo Romano que abriga uma interessante seção devotada a Era Cristã; Como o seu Museu Cívico onde grandes salões abrigam acervos da história e artes locais; Cremona com o seu Museo Stradivariano que apresenta a história dos famosos fabricantes dos violinos da antiguidade; Lecco, Lodi, Mantova com seus Palazzo Ducale e Gonzaga e pelo Museo del Risorgimento; Monza, Pavia, Sondrio e Varese. Cada época deixou a sua herança cultural e artística, visível nas estruturas urbanísticas, nas igrejas, nos edifícios e nos sítios arqueológicos. Do romântico ao gótico, do renascentista ao barroco, das grafites pré-históricas à mais ousadas e inovadoras soluções arquitetônicas e artísticas modernas e contemporâneas; a Lombardia se vangloria de um imponente patrimônio cultural e artístico. Para muitos, muito a ser descoberto.

 

A serem visitados

 

 Províncias: Bergamo, Brescia, Como, Cremona, Lecco, Lodi, Mantova, Monza Brianza, Milão, Pavia, Sondrio e Varese.

Sites relacionados: Regione Lombardia

Assuntos relacionados: Associações italianas, Lombardia - Arquivos de EstadoLombardia - Sabores da Itália

Fonte: ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo

 

Sobrenomes italianos