Caminhos da Italia Lazio Real Time Analytics
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Lazio

 Lazio

 

Roma é a capital do Lazio. É de conhecimento geral: grande e irresistível e é chamada de "Cidade Eterna", capital da cristandade, sede do Papado, incomparável cidade que contém obras primas arquitetônicas e artísticas do mundo antigo. Pode-se resistir ao encantamento de Roma ? Difícil, vamos tentar explorar o Lazio ? Descobriremos uma região de grande deslumbramento naturalístico e ambiental, com uma extraordinária variedade de paisagens: amplas praias, grandes pinheirais, montes como o Terminillo (ótima estação de esqui), doces colinas e longas planícies. Uma região rica de monumentos de arte, que lembram a longa e extraordinária história dessas cidades. Tarquínia, Cerveteri e Tuscania necrópoles e museus, lembram o antigo e misterioso povo etrusco (VII-VI a.C.) que dominou a Itália Central antes  da ascensão de Roma

 

Inúmeros outros testemunhos das sucessivas épocas históricas são encontrados também fora de Roma: nas províncias do Lazio e nas cidades de Rieti, Viterbo, Latina e Frosinone. Lembramos a esplêndida Vila Adriana de Tivoli (onde se encontra também a famosa Villa d'Este) o Palazzo Barberini de Palestrina do século VI e a Catedral de Anagni

 

A mesma grandiosidade de religião romana parece se projetar e duplicar fora de Roma: nas Abadias de Montecassino, de Casamari, de Fossanova e nos mosteiros de Subiaco, locais queridos por São Bento de Norcia. Portanto, Lazio não é somente Roma. Roma é também Lazio


 

Símbolo

 Lazio

 


Cidades

Roma, capital da Itália e também da região. Outras cidades importantes são: Frosinone, Latina, Viterbo e Rieti


Roma

"Roma cidade eterna"

 

Fundada em 754 a.C. pelos irmãos órfãos "Rômulo e Remo", um passeio por Roma é um passeio através do tempo. Do Coliseu ao Pantheon, às estradas e aquedutos imaculados, o Império Romano influenciou o estilo, a engenharia, a arquitetura dos séculos vindouros. O Vaticano oferece uma emocionante "Basilica di San Pietro", os museus do Vaticano, com enormes coleções de arte e o teto com afrescos da Capela Sistina de Michelangelo. De Bernini a Bramante, Raffaelo e Caravaggio, maravilhosas obras de arte que embelezam e definem Roma como a "Cidade Eterna": pinturas, esculturas, edifícios e fontes com fluxo contínuo. 

Roma foi sempre considerada o maior Museu a céu aberto do mundo. Única cidade na qual, durante um simples passeio, é possível encontrar em quase todas as esquinas, traços de uma história e de uma cultura milenar, que reserva contínuas emoções, que emergem de uma atmosfera inigualável. Roma é também uma cidade que sempre priorizou a conservação dos seus bens culturais e a sua enorme oferta de museus, extraordinária por sua quantidade e valor que simbolizam o seu melhor testemunho. 

Uma cidade que não esconde a sua glamoriosa beleza, exibindo-a generosamente, envolvendo os seus visitantes com o seu esplêndido fascínio, feito de luzes, cores e sonhos, que induzem a vivê-la bem no seu íntimo, em um contexto de um patrimônio artístico e cultural que não se pode comparar com nenhum outro, graças a sua vastidão, multiplicidade e importância. 

 


Território

A região, com suas colinas ondulantes, se estende desde os contrafortes dos Apeninos até o mar Tirreno. A paisagem é variada e apresenta planícies na costa marítima e espigões e formações calcárias elevadas  no interior. O Lazio tem quatro distritos vulcânicos muito antigos, onde crateras de vulcões extintos formam os Lagos de Bolsena, Vico, Bracciano, Albano e Nemi. 

 

Arte

O Lazio é o berço da civilização romana e é incrivelmente rico em extraordinárias relíquias de diferentes períodos. 

Importantes vestígios da civilização etrusca podem ser vistos em Veio, Vulci, Tarquinia e Cerveteri. A região sempre foi o centro de intensiva vida artística, desde a idade média até o século XVIII, tendo como foco principal a presença da igreja. O Vaticano, sede do papado, está no centro de Roma.

 

Museus

Em Roma, o Museu Nacional abriga as coleções arqueológicas mais importantes do mundo, enquanto os Museus Capitolinos (Musei Capitolini) tem as mais antigas esculturas clássicas. No Museu do Palazzo dei Conservatori, esculturas gregas e romanas, vasos etruscos, sarcófagos paleocristãos podem ser admirados. A Pinacoteca Capitolina aloja importantes obras pictóricas. No Museu de Roma ( Museo di Roma) há documentos cívicos desde a idade média até os dias de hoje. Turistas não devem perder uma visita ao Museu Barracco (Museo Barracco), com relíquias assírias, babilônias, egípcias e etruscas, e ao Museu Nacional do Castelo Santo Angelo (Museo Castel Sant'Angelo). A Galeria Doria Pamphilj tem uma coleção pictórica muito valiosa. Além dessas, há a Galeria Nacional de Arte Antiga, o Museu e Galleria Borghese, o Museu Nacional de Villa Giulia. O imponente complexo dos Museus do Vaticano (Musei Vaticani) contém inúmeras e notáveis obras primas.

 

A serem visitados


No centro de Roma, podemos admirar o Fórum Romano, o imponente e  árido Coliseu, monumento mais visitado por turistas em toda a Itália e internacionalmente famoso, e a Catedral de São Pedro. Visitantes podem visitar as escavações arqueológicas, visitar a charmosa área de Trastevere, e ir ao Tivoli para admirar a Villa Adriana, as praças de Espanha, Navona, a Fontana de Trevi ou as Termas de Caracalla. 

 

Províncias: Frosinone, Latina, Rieti, Roma, Viterbo

Sites relacionados: Regione Lazio

Assuntos relacionados: Associações italianas, Arquivos de Estado - Lazio, Sabores da Itália - Lazio, História de Roma, Turismo - Civita di Bagnoregio

Fonte: ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo


Sobrenomes italianos