Friuli Venezia Giulia
O último duque de Veneza, Ludovico Manin, se retirou dessa Região quando, no final de 1700, a República Veneziana se viu ameaçada por Napoleão Bonaparte. Quem visita hoje a Villa Manin, na Província de Udine, tem a sensação de passada grandeza: uma inspiração estranha, que se dispõe a um divertimento estético mais íntimo e intenso. Muitas outras sensações e sugestões se provam nessa região belíssima e severa, onde quase em cada esquina, se encontra um museu de particular importância aqueles localizados em Udine, Tolmezzo, Pordenone, Cividale del Friuli, San Daniele, Gorizia e Aquileia e mostra sua capacidade de surpreender com a pluralidade dos estilos arquitetônicos. No centro de Udine, se confrontam o gótico veneziano da "Loggia Del Lionello" e o belíssimo Palácio Comunal de 1900.
Em Udine, se encontram duas galerias: uma de arte antiga e a outra de arte moderna. Trieste, rica em história e cultura, com um patrimônio artístico antigo e moderno de alto nível, foi sempre amada e representada por grandes literários: James Joyce, Ítalo Svevo, Umberto Saba e tantos outros. Preferidas por muitos e fiéis turistas, são as cidades de Grado e Lignano Sabbiadoro, pelos seus mares e climas particularmente saudáveis.
Símbolo
Território
A região consiste de uma planície estendendo-se de uma anfiteatro de rochas morainicas até o rio Tagliamento e a costa do Adriático, com planícies e lagoas, parte pré-alpina dos Alpes Carnicos, que incluem os Alpes Julianos. A área do Carso apresenta interessantes formações geológicas denominadas "Doline" e muitas grutas.
A capital regional é Trieste, regida por um estatuto especial. As outras cidades principais são Udine, Gorizia e Pordenone.
Arte
Os romanos antigos deixaram muitos significativos vestígios, principalmente na Aquileia, que é um rico e famoso centro arqueológico. Em Grado e Cividale, existem importantes exemplos arquitetônicos paleocristãos de estilo Bizantino. A Basílica de Aquiléia, que é de estilo românico, abriga esplêndidos mosaicos.
Museus
Em Trieste, o Museu Cívico Revoltella, tem uma importante coleção de obras esculturais e pictóricas, dos séculos XIX e XX; o Museu Cívico do Mar, exibe a história da navegação desde suas origens até o fim do último século, com modelos, instrumentos e projetos. O Museu Cívico do Risorgimento é uma interessante crônica do esforço de Trieste em busca da liberdade. O Museu Cívico da História da Arte tem uma extraordinária coleção de relíquias arqueológicas das eras Paleolíticas às Romanas, com uma riquíssima secção epigráfica. Em Gorizia, os castelos fortificados incluem o Museu da História da Arte, que abriga interessantes coleções de objetos e costumes da história cívica: o Museu Provincial oferece uma resenha dos artistas locais entre os séculos XVIII e XX. Além disso, o museu é devotado à Primeira Guerra Mundial. Em Udine, o Museu Cívico e as Galerias da História e Artes, possuem importantes coleções arqueológicas de escultura, pintura, cerâmica, moedas e jóias. No Museu Cívico de Pordenone, podem-se admirar poderosas esculturas de madeira da escola de Friuli.
A serem visitados
A Gruta Gian em Carso, perto de Trieste; e no mar: Duino e a baía Sistiana. O Castelo de Miramare construído durante o século XIX por Maximiliano da Aústria, destaca-se sobre o Mar Atlântico.
Províncias: Pordenone, Udine, Gorizia, Trieste
Sites relacionados: Regione Autonoma Friuli-Venezia Giulia, Viaggio in Friuli Venezia Giulia, Musei del Friuli Venezia Giulia, Trieste via WebCam
Assuntos relacionados: Associações italianas, Arquivos de Estado - Friuli-Venezia Giulia, Sabores da Itália - Friuli-Venezia Giulia
Fonte: ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo