Caminhos da Italia Imigração Italiana Real Time Analytics
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Imigração italiana no Brasil

 italianos embarcando na Itália com destino ao Brasil

Italianos embarcando na Itália com destino ao Brasil, 1910.

 

Ao meio-dia o sino do navio começou a tocar. Era a hora de subir no navio. Puseram-se em fila. Caminhavam devagar, com pouca disposição. Pobres cristãos! O coração de Bórtolo batia forte. Tinha a sensação de que ia desmaiar. (1)

 

 

Uma semana, duas semanas, três semanas se escoam morosas e pontilhadas e surtos de nostalgia. Volvendo para o fim, aquela viagem traz para os viajores novos motivos de expectativa. O Brasil ! Será uma terra boa ? Encontrarão gente acolhedora ? Ou serão tratados com dureza, com suspeitas ? Como poderão comunicar-se, eles que nada sabem da nova língua ? (2)

 

desembarque de imigantes porto de Santos

“Graças te dou, meu Deus, por eu poder contemplar a terra em que hei de me abrigar doravante, até o fim dos meus dias”. E ainda: Como é bela a natureza criada por Deus. E fez um juramento: Vamos prometer a Deus, diante desta maravilha que, sempre, para onde quer  que vamos neste imenso Brasil, faremos com que nossos exemplos de cristãos sejam conhecidos por todos. Vamos também agradecer a Deus que nos deu tamanha graça de ver tudo o que Ele criou para o bem do homem. (3)

 

Colonos italianos expõem seus produtos em Caxias do Sul

Colonos italianos expõem seus produtos em Caxias do Sul

 

O negócio correu melhor do que se esperava... As terras são boas e ainda com muitas matas... Lenha em abundância... Água em todos os vales... Vigorosas as plantações de café... Ainda mais: Há uma casa muito grande, sobradada, com muitos cômodos. Perto dela existe uma grande tulha, onde guardam o café, o arroz, o feijão e mais coisas. Há também a casa das máquinas pra beneficiar o café e o arroz e também um moinho de fubá... Para dizer a verdade é construção de gente rica ! (1)

 

Fonte:

(1) VITTI, G. Esperança de uma nova vida – 100 anos de Santana. Piracicaba – SP: Shekinak Editora e Gráfica, 1993

(2) CORRER, L. J. Uma história verdadeira. Piracicaba: Ed. Gráfica Ituiutaba Ltda

(3) DEGASPERI, F. C. Recordando a nossa história. Piracicaba, SP: 1982.

 

 

Sobrenomes italianos